Sunday, March 09, 2008

EDUCADOR@S EDUCAÇAO GAIA 2008 - UMAPAZ


Educadores Educação Gaia 2008


1. Christina Belfort é geobióloga, Artista, Terpeuta e educadora. Bacharel em Artes Plásticas, articuladora do Gaia jovem, membro da Ecovila São Paulo e do Projeto Curar a Terra- São Paulo. Educadora sobre Sustentabilidade, Geobiologia, Desenvolvimeto pessoal e Ecologia Profunda.

2. Cyra Malta é Engenheira Agrônoma, mestre em Planejamento e desenvolvimento rural sustentável. Atualmente é diretora da divisão técnica de produção (DEPAVE 2) da Secretaria do Verde e do Meio Ambiente do município de São Paulo, responsável pelos viveiros municipais e pelo programa de arborização da cidade. Atua com movimentos sociais do campo no desenvolvimento de projetos de agricultura sustentável.

3. Diogo Alvim é biólogo, mestre em agroecossistemas e Permacultor pelo IPAB – Brasil. Pertence a Ecovila Terra Uma e é membro da rede brasileira de ecovilas (ENA Brasil). Participou do Treinamento em Ecovilas em 2003 no Brasil e do Educação Gaia em 2006. Trabalha atualmente na Secretaria do Verde e Meio Ambiente da cidade de São Paulo com educação em projeto inspirado na Carta da Terra, além de desenvolver wetlands e sistemas agroflorestais para restauração florestal e autonomia alimentar de pequenos agricultores.

4. Frank Siciliano é arquiteto Formado na Universidade Mackenzie especialista em projetos e construções ecologicamente corretas e viáveis. Engajados em projetos com a GEN (Global Ecovilage Network) e Educação Gaia, têm trabalhado muito para disseminar a importância de projetar assentamentos urbanos e rurais que utilizam à técnica da bioconstrução e sustentáveis.

5. Georges Fouad Kharlakian Jr. é Socioeconomista - Futurista. Bacharel em Ciências Econômicas e Pós-graduado em Ciência Sociais Aplicadas (PUC/SP). Membro da Rede Ação pela Educação AED Agencia de Educação para o Desenvolvimento - DLIS - Desenvolvimento Sustentável Local Integrado. Atualmente é educador pela UNIFESP / Pavs - ONU (SVMA). Atua nas áreas de economia do Bem-estar Social; Crescimento, Flutuações e Planejamento; Ecossocionomia e Meio ambiente. Membro da Rede Ação pela Paz e da Rede Gandhi

6. Guilherme Ferrão é Pós-Graduando em Gestão e Manejo Ambiental em Sistemas Agrícolas. Designer de Permacultura, fez experiência de estágio no IPEMA, participou de Curso Avançado com o precursor da Permacultura, David Holmgren, e atua em sua bioregião na Serra da Mantiqueira. É Educador Ambiental com especialização realizada pelo PAVS – Programa Ambientes Verdes e Saudáveis, projeto da ONU em parceria com a Prefeitura Municipal de São. Participou do Treinamento em Ecovilas em 2003 no Brasil. É artesão de bambu, tem experiência e habilidades em agroecologia e meio ambiente.

7. Jeff Costa estudou Geografia na USP e é membro fundador do ENA-Br . É Professor e Consultor nas áreas de Educação, Economia e Meio Ambiente. Com trabalhos realizados no Brasil e exterior, como Universidade Anhembi-Morumbi, Universidade Federal de Sergipe, MASP, CETESB, Instituto Florestal do Estado de São Paulo, Comissão Para Criação do Parque Yanomami, Findhorn Foundation / GEN+10, Educação Gaia, UMAPAZ e FUNDAP (Mediação de Conflitos Socioambientais / Economia Nova).

8. Jonathan Dawson é Presidente da Rede Global de Ecovilas (GEN) e secretário-executivo da GEN- Europe. É sócio-economista com mais de 20 anos de experiência trabalhando no campo de desenvolvimento econômico de comunidades na África e América do Sul. Durante esse tempo tem trabalhado com as Nações Unidas e muitas agencias governamentais e não governamentais. Nos últimos seis anos tem vivido na ecovila Findhorn. Durante este tempo tem sido ativo ajudando a estabelecer a moeda alternativa da comunidade (a Eko), bem como ensinado Sustentabilidade Aplicada e Sustentabilidade Econômica para estudantes não formados. É um autor amplamente publicado, com publicações sobre desenvolvimento econômico local e várias dimensões do mode de vida em ecovila. É autor de”Ecovilas: Novas Dimensões de Sustentabilidade” o qual tem sido publicado pela Green Books no Reino Unido.

9. Lara Freitas é uma arquiteta brasileira que trabalha com urbanismo e paisagismo em projetos sociais em assentamentos irregulares na periferia e áreas de risco em cidades médias e grandes. Também trabalha com projetos de preservação ambiental, permacultura, ecoturismo e é co-fundadora e coordenadora do Projeto Ecobairro em Sâo Paulo.

10. Lucia Helena da Silva Pereira é mestre em Literatura Portuguesa, professora universitária aposentada, tendo atuado como professora da graduação e da pós-graduação no Instituto de Letras de Universidade do Estado do Rio de Janeiro, além de dirigir o Departamento de Letras e Artes da Universidade Gama Filho por dez anos. Atualmente participo, como consultora, da Base de Estudos em Mitopoética junto à Universidade Federal do Rio Grande do Norte, além de focalizar workshops sobre física quântica e espiritualidade.

11. Marcelo Todescan
Formado na Faculdade de Arquitetura e Urbanismo da Universidade Mackenzie em 1984, sócio diretor da Escan Arquitetura e Engenharia Ltda., de 1985 à 1993 sócio diretor da Todescan Siciliano Arquitetura e Gerenciamento desde 1993, fundador do CRIS - Centro de Referência e integração em Sustentabilidade.


12. Marcus Arruda

13. Marly de Almeida Pedra é médica homeopata, psicoterapeuta e nutróloga. Atua em diversas áreas como: Coordenadora do Instituto Íntegra em São Paulo; Coordenadora do Instituto Roerich em São Paulo; Conselheira do COMPAZ - Conselho Parlamentar de Cultura de Paz; Conselheira do Ecobairro e nucleadora de saúde sustentável do Ecobairro; Coordenadora de Cosmoação da Unikósmica - Universidade Livre de Educação Cósmica.

14. May East é educadora e consultora para a sustentabilidade, trabalha internacionalmente com o movimento global de ecovilas e novo urbanismo. Diretora de Relacoes da Ecovila Findhorn Foundation, onde mora há 15 anos e coordena os programas de educação de educacao para sustentabilidade. Responsavel pelas Relações Inter-institucionais entre a Rede Global de Ecovilas - GEN e a ONU. Como Diretora do Programa Gaia Education lidera um think thank de designers ecológicos conhecidos como GEESE – Global Ecovilage Educators for Sustainable Earth. May é embaixadora do Clube de Budapest, CEO do CIFAL Findhorn- Centro de Treinamento de Autoridades Locais Associado a UNITAR- United Nations institure of Trainaing and Research.

15. Michael Shaw trabalha com design ecológico. É membro fundador do Ecovillage Institute em Findhorn e é um Dos Diretores da Findhorn Foundation. Engenheiro, desde 1989 trabalhando com a Ocean Arks Internation (OAI) desenvolveu e implementou vários sistemas naturais de tratamento e recuperação de águas servidas, incluindo os Rstorers. Com DR John Todd, fundador do OAI, é autor de duas patentes de tratamento de águas. Baseado na Ecovila Findhorn na Escócia – UK, atualmente realiza trabalhos de consultoria em design ecológico na Etiópia, Índia, Rússia e China.


16. Paullo Santos é contador, publicitário, coordenador do Instituto Roerich da Paz e Cultura do Brasil/Ecobairro, Coordenador de Intercâmbio e Parcerias da UNIKÓSMICA - Universidade Livre de Educação Cósmica, Conselheiro do ConPAZ - Conselho Parlamentar pela Cultura de Paz da Assembléia Legislativa do Estado de São Paulo, membro da Rede Ação pela Paz, membro da URI - Iniciativa das Religiões Unidas/UNISOES - União de Sociedades Espiritualistas.Co-fundador da UMAPAZ - Universidade Livre do Meio Ambiente e Cultura de Paz.

17. Pete Webb

18. Potira Preiss é bióloga e educadora para sustentabilidade. Integrou o Comitê Organizador do Acampamento Intercontinental da Juventude do Fórum Social Mundial como articuladora do projeto ambiental nas edições em Porto Alegre. Durante o ano de 2005 trabalhou e fez cursos em comunidades e projetos sustentáveis na Europa e Colômbia, dentro dos quais se destacam participação no Treinamento em Ecovilas em Findhorn. Trabalha com educação para sustentabilidade, facilitação de grupos e projetos sócio-ambientais. Também realiza tradução e versão de inglês com especialidade em temas ambientais. É cooperada na Cooperativa de Turismo - COODESTUR, representante no Brasil da organização cultural latino-americana Fundacion Chasquis, integrante dos círculos femininos Tenda da Lua e do Movimento Guardiões do Amanhã, desde 1999 em Porto Alegre.

19. Rodrigo Alonso


20. Rose Marie Inojosa é atual coordenadora da UMAPAZ - Universidade Livre do Meio Ambiente e da Cultura de Paz. Membro da Rede Ação pela Paz e da Rede Gandhi: saúde, cultura de paz e não violência. Mestre em Ciências da Comunicação e Doutora em Saúde Pública (USP/SP). Articulista e conferencista sobre meio ambiente e cultura de paz; saúde pública; transdisciplinariedade e intersetorialidade.

21. Victor Leon Andes é engenheiro e pós-graduado em administração de empresas. Universalista, ativista social e ambiental e difusor da Cultura de Paz. Membro do grupo de suporte da Education for Peace Globalnet e seu representante como conselheiro no ConPaz-Alesp e na Rede Ação pela Paz. Facilitador do Centro para a Cura das Atitudes. Formação em Comunicação Não-Violenta. Colaborador do Ecobairro, World Peace Prayer Society e membro da Ecovila Clareando.

No comments: