Friday, March 23, 2007

Grupo de educadores e designers em sustentabilidade se reúne na Tailândia

Grupo de educadores e designers em sustentabilidade se reúne na Tailândia para planejar os programas de Educação Gaia 2007-2008

Educadores para uma Terra Sustentável da Educação Gaia (em inglês, Gaia Education Educators for a Sustainable Earth, conhecida pela sigla GEESE – que, em português, significa gansos)

Os “GANSOS” voaram dos quatro cantos do mundo até a Tailândia para se reunir em uma bela construção curvilínea, feita de barro, cercada por tanques de lótus e bosques de bambus. Inspirado nos ashrams ghandianos, onde a reforma social se une à prática espiritual e ao trabalho na terra, o Ashram Wongsanit é um centro de sustentabilidade e treinamento para lideranças de organizações de base no Sudeste Asiático. Wongsanit é também um idílico eco-assentamento, com hortas orgânicas e moradias tradicionais feitas de palha e espiga de milho. Foi um local excepcional para um encontro promovido pela organização internacional Gaia Education onde foi discutida a aplicação de seu programa Educação em Design de Ecovilas (em inglês, Ecovillage Design Education, ou EDE).

Os “GANSOS” são um think tank* internacional de educadores, pioneiros no design de sistemas sociais, econômicos e ecológicos sustentáveis. Sua tarefa é traduzir as melhores práticas sustentáveis de ecovilas de todo o mundo em programas educacionais que promovem as atividades de baixo impacto e carbono zero. Estes programas são oferecidos nos mais diversos locais como a urbana São Paulo, o desértico kibutz de Lotan, em Israel, e a comunidade eco-espiritual de Findhorn, no Nordeste da Escócia. ~

Durante o encontro na Tailândia centros de demonstração de sustentabilidade, como Tamera, em Portugal, Ithaca, no Estado de Nova York, o Instituto Tonantzin Tlalli, no México, e Sarvodaya, no Sri Lanka, apresentaram suas versões dos programas pilotos realizados no ano passado. O multifacetado currículo EDE– que inclui Visão de Mundo, Design Econômico, Social e Ecológico – foi aplicado de diversas formas, formando 206 designers em 2006. Alguns dos cursos EDE foram baseados na permacultura, com a rica contribuição de Max Lindegger nos programas de Tamera, Sri Lanka e México. No Sri Lanka, o curso se baseou num projeto real de design de ecovila. Em Tamera, o design ecológico foi contrabalançado com um componente social experimental que incluiu trabalho com teatro, compartilhamento através de Fórums, círculos e discussões sobre amor e sexualidade. O kibbutz Lotan, ofereceu um programa de dez semanas, em que o currículo incluía plantio e colheita de safras, criação de sistemas de reciclagem de lixo e construção de casas de barro. ~Findhorn ofereceu um treinamento avançado para treinadores (ToT) reunindo participantes com muita experiencia, como por exemplo, uma educadora que constrói labirintos em parques da cidade de Nova York e um inspirado arquiteto iraquiano, que quer reconstruir vilas de paz em seu país devastado pela guerra.


Em São Paulo, o EDE optou por utilizar fins de semana e noites, ao longo de seis meses, o que permitiu a presença de cem moradores da cidade que trabalham com os complexos desafios da sustentabilidade urbana. Participantes ao longo do curso foram convidados a aplicar o novo conhecimento em seus locais de trabalho, como por exemplo um grupo de administradores de parques públicos que participaram do treinamento. Os próximos passos da geração que se formou em São Paulo incluem trabalho com jovens envolvendo a administração pública e a criação de um programa de aprendizado à distância, além de cursos universitários. ~

Em 2007, os cursos de Capacitação Gaia serão oferecidos nos seguintes locais
Asociación Gaia, Argentina 3 - 30 November www.gaia.org.ar
Auroville, India www.auroville.org
Ecoaldea Huehuecoyotl, Mexico 15 July- 10 August www.huehuecoyotl.net
El Poncho, Bolivia www.el-poncho.org
Findhorn Foundation, Scotland 27 October- 23 November www.ecovillagefindhorn.org
Kibbutz Lotan, Israel 20 February- 1 May, 4 September- 12 November, 27 November- 4 February 2008 www.kibbutzlotan.com
Sieben Linden/ ZEGG, Germany 19 August - 23 September www.siebenlinden.de www.zegg.de
Tamera, Portugal 1- 28 May www.tamera.org
UMAPAZ, Brazil 14 April - 4 August www.gaiabrasil.net
Wongsanit Ashram, Thailand 2 December 2007 - 15 January 2008
www.sulak-sivaraksa.org

Numa tentativa de contrabalançar as emissões de carbono dos vôos para a Tailândia e também extendendo seu apoio a Wongsanit, os “GEESE” calcularam suas emissões e, em troca, plantaram árvores e contribuíram com o design de uma estação de tratamento de águas servidas para o ashram. Os contínuos e exaltados debates sobre carbono zero foram uma mostra de que todos os educadores deixaram o local com muito material de reflexão e com a tarefa de desenharem ações concretas para compensar o carbono produzido pelas futuros programas da Educação Gaia.

O encontro floresceu sob a habilidosa e elegante facilitação de May East, diretora do programa, e Hide Enomoto, especialista em coaching do Japão. Os ‘GANSOS’ saíram plenos de idéias para implementar e de planos para dar continuidade. Como parte das atividades da Década para Educação e Desenvolvimento Sustentável das Nações Unidas, os projetos-pilotos da Educação Gaia e seus currículos emergentes são uma estrela-guia para aqueles e aquelas que buscam desenvolver habilidades praticas e analiticas, profundidade filosófica e recurso moral para redesenhar nossa presenca humana no mundo.

*Think tank: grupos de discussão, dialogo, análise e pesquisa


Front row left: Jane Rasbash- Wongsanit/Findhorn, Maddy Harland- Permaculture Magazine/UK, Hwayoung Jeon-Wongsanit/Korea, Marti Mueller- Auroville/India.

Second row left: Frank Siciliano- Ecovila Sao Paulo/Brazil, Giovanni Ciarlo- Huehuecoyotl/Mexico, Iliana Toussieh-Oaxaca, Mexico, Silke Paulich-Tamera, Portugal, Daniel Wahl-Scotland, Ina Meyer-Stoll- Zegg/Germany, Liz Walker- Ecovillage at Ithaca/USA , May East- Findhorn/Brazil, Mark Nevah- Kibbutz Lotan/Israel, Pracha Hutanuwatr- Wongsanit Ashram/Thailand, Hide Enomoto- Findhorn/Japan, Somboom Chungprampree Moo- Wongsanit Ashram/Thailand.

Back row: Ross Jackson- Gaia Trust/Denmark, Chris Mare- Ecovillage Design/USA, Helena Norberg-Hodge- ISEC Ladakh/Australia, Charlie Ehrenpreis- Tamera/Portugal, Kosha Joubert- Sieben Linden/Germany, Jonathan Dawson- Findhorn/UK, Daniel Greenberg- Living Routes/USA, Max Lindegger- Crystal Waters/Australia,
Ismael Diallo- GEN Senegal.

Picture by Hildur Jackson- Gaia Trust/Denmark

No comments: