Thursday, February 15, 2007

DIALOGOS COM AS ECOVILAS - Auroville

DIALOGOS COM AS ECOVILAS
A Década Internacional de Educação para o Desenvolvimento Sustentável das Nações Unidas (2005 a 2014) assim como o recente relatório do IPCC da ONU mostram a necessidade urgente de encontramos caminhos para um novo desenho urbano, que seja sustentável social e ambientalmente. A Educação Gaia em 2006 – capacitou 85 pessoas na Cidade de São Paulo – em parceria entre UMAPAZ, GAIA EDUCATION, ECOVILA SÃO PAULO e ECOBAIRRO. A Educação Gaia é alicerçada nos princípios das Ecovilas, comunidades modelo para uma vida sustentável e permeadas por cultura de paz. A conexão com as Ecovilas pode trazer mais clareza para uma vida sustentável em nossas cidades, por isso resolvemos criar um programa onde as Ecovilas compartilharão, periodicamente, suas experiências, permitindo assim um intercâmbio sustentável.

Fascilitadores:
Inácio Simões Jr. - Arte-Educador e Focalizador de Danças Circulares. Formação: Arte-Educação Integral e Dança Espontânea, com equipe de professores sob a coordenação do Prof. Rolf Gelewski (responsável pela vinda dos ensinamentos de Sri Aurobindo e a Mãe para o Brasil). É Coordenador do Núcleo Savitri de Arte e Educação na Casa Urusvati

Adriana Ferreira - Adriana Ferreira. Psicóloga Transdiciplinar, Responsável pelo projeto Corpo Inteiro- práticas destinadas a conquista da totalidade. Formadora de Arte-terapeutas no Projeto Terra. Membro do Auroville Internacional Brasil.

Paola Charry Sierra- Cientista Social, Fundadora da Associação Plantando Paz na Terra e Membro do Auroville Internacional Brasil.

Histórico:
Auroville foi inaugurada no dia 28 de fevereiro de 1968 com o objetivo de tornar-se uma cidade destinada a realizar o ideal da Unidade Humana. O projeto foi desenvolvido Mira Alfassa, A Mãe, colaborada de Sri Aurobindo e responsável pelo Ashram Sri Aurobindo.
A experiência de Auroville iniciou-se pela recuperação de uma terra totalmente devastada. Vinte anos de trabalho resultou no plantio de mais dois milhões de árvores frutíferas e uma floresta de 11.000 hectares atualmente pertencentes a Auroville. Em 1992 Auroville recebe o prêmio Hassan Fathy International de Arquitetura para o Pobre; em 1995 e 1996 o Outstanding Performance de “Melhor Centro de Construção para o desenvolvimento urbano”; em 1997 o prêmio de “Melhor organização não governamental da Índia no setor de energia renovável”;em1999 foi eleita como um dos “Três centros de treinamento do mundo para conduzir cursos internacionais para a proteção ambiental”; em 2003 recebe Honors Award de escola inovadora em design no mundo e, em 2004 o prêmio Ashden de Energia Sustentável.
Participam desta iniciativa 29 países, recebendo apoio de diversas organizações internacionais: UNESCO, ICEF (India - Canadian Environment Facility),OECD/Hunger Campaign,United Nations Centre for Human Settlements (UNCHS),United Nations Food and Agricultural Organization (FAO), Comunidade Européia e os 22 centros de Auroville Internacional em todo o mundo.


REALIZAÇÃO:
UMAPAZ - ECOVILA SÃO PAULO -ECOBAIRRO


APOIO:
NUCLEO SAVITRI DE ARTE E EDUCAÇÃO DA CASA URUSVATI - PROJETO CORPO INTEIRO - ASSOCIACAO PLANTANDO PAZ NA TERRA.

No comments: