Friday, October 27, 2006

InfoGaia 2 - Módulo Ecológico - Umapaz 2006



Dowload InfoGaia2 em PDF Click aqui

Módulo Ecológico - Michael Shaw



O 2° módulo da Educação Gaia, patrocinado pela empresa paulista de tecnologia ambiental EcoCasa, recebeu como facilitador o engenheiro inglês Michael Shaw. No encontro que aconteceu mês passado, na Universidade do Meio Ambiente e da Cultura de Paz, em São Paulo, Shaw explicou o que é preciso fazer para criar um modelo integrado de sustentabilidade baseado no conceito de design ecológico responsável.
Durante suas exposições Michael Shaw falou sobre a falta de sustentabilidade dos modelos de moradias atuais. “Esses modelos precisam de transformações urgentes, ou indiscutivelmente causarão a degradação acentuada dos nossos principais ecossistemas, que durante milhões de anos, foram responsáveis pela purificação do planeta e pela criação de um habitat compatível com a vida humana”, revela Shaw.


Emocionantes também, foram os círculos, danças e conselhos, facilitados por pessoas de treinamentos anteriores.
Uma das funções da capacitação é formar muitiplicadores, que interagindo com o grupo, põe em prática as licões aprendidas anteriormente.
Acreditamos que só com a prática o conhecimento é verdadeiramente adquirido.
Fora disso é simples informação.
Somos bombardeados com inúmeras informações a respeito do meio ambiente e a necessidade de preservá-lo. Essas notícias direta ou indiretamente nos conscientizam que para termos um futuro para a humanidade no planeta, temos que evoluir para um patamar de maior complexidade. Isto é, temos que transformar nossos estilos vidas e hábitos, garantindo
as futuras gerações.

Michael Shaw durante o módulo Ecológico, facilitado dentro do projeto Educação Gaia Brasil, transitou pela complexidade das soluções e a simplicidade das técnicas aplicadas para esta transformação. Exemplificando com a ecovila que está construindo na Inglaterra, Shaw explicou que mais importante do que aprender as técnicas, é estudar como elas podem se relacionar em um sistema onde tudo coopera entre si buscando o equilíbrio e sua melhor eficiência na dimensão das vilas e bairros e das comunidades.


Gaia Education traz Ross Jackson ao Brasil
Dando sequencia a capacitação 2006, o terceiro módulo, Dimenção
Economica conta com a presença de Ross Jackson, May East,
e convidados.
Entre os dias 05 e 12 de agosto o dinamarquês Ph.D. em sócioeconomia Ross Jackson e o sócioeconomista e coordenador geral do Instituto de Políticas Alternativas para o Cone Sul (PACS) Marcos Arruda, que ministrarão palestra sobre socieconomia solidária.
Ambos contarão como desenvolver e manter uma economia sustentavel, apresentando, como exemplo, experiências vividas por ecovilas visitadas por todo o mundo.
O encontro que acontece na Universidade Aberta do Meio Ambiente e da Cultura de Paz (UMAPaz), localizada no Parque do Ibirapuera, em São Paulo, discutirá ainda temas, como a economia global e social, investimentos socialmente responsáveis, bancos ético e moedas comunitárias, captação de recursos, questões legais e financeiras.
De acordo com Ross Jackson a participação da população nos encontros promovidos pelo programa Gaia pode ser a resposta para a crise econômica global. “O problema da crise atual é que estamos experimentando os limites de crescimento num planeta finito. Temos que reverter à maneira antiquada de pensar que tudo é infinitamente durável. É essa conscientização que o Gaia quer disseminar”.
De acordo com Ross Jackson a participação da população nos encontros promovidos pelo programa Gaia pode ser a resposta para a crise econômica global. “O problema da crise atual é que estamos experimentando os limites de crescimento num planeta finito. Temos que reverter à maneira antiquada de pensar que tudo é infinitamente durável. É essa conscientização que o Gaia quer disseminar”.
Após sua participação no curso Educação Gaia em São Paulo, Ross e Hildur Jackson juntamente com Sergio Lub e Chuck Fiel viajam ao sul do país para uma serie de palestras e visitas a projetos que trabalham com sustentabilidade.
As atividades iniciam no dia 8 de agosto, em Florianópolis com a palestra :
“Transformando a economia global em um processo sustentável"
"O papel do movimento global de Ecovilas”
A palestra que acontecerá na Universidade Federal de Santa Catarina
esta sendo organizado pelo Prof. Armando Lisboa, Doutor em Economia
e consagrado ativista da economia solidária.
No dia 9, os convidados viajam a Garopaba para conhecer o Gaia Village, um projeto que trabalha em busca de um modelo de desenvolvimento sustentável. É um projeto com caráter demonstrativo e educativo que visa a sustentabilidade social, ambiental e econômica.
Neste sentido realiza diversas ações como: aplicação, desenvolvimento e divulgação de tecnologias brandas e energias renováveis; bioconstruções; tratamento de esgotos domésticos; participação em ações comunitárias; promoção de programas de educação ambiental;
cursos e atividades de conscientização; regeneração ambiental; reflorestamentos; formação de corredores de fauna e flora e a recuperação de vegetação fixadora de dunas, ente outros.
(www.gaia.org.br).
No dia 10 o grupo segue para Criciúma para conhecer o espaço Oikos, fruto do sonho de Manoel Mendes e Maria Isabel da Rocha Mendes, um espaço voltado para a espiritualidade, ecologia, visando à transcendência e inteireza do ser humano, que foi Construído tendo a harmonia como foco, utilizando conhecimentos do Feng Shui, da permacultura. (www.oikoscom.com.br )
Ainda no dia 10 a noite, Ross apresenta uma palestra em Porto Alegre organizada pela Fundação Gaia, organização fundada por Jose Lutzenberger um dos principais mentores do movimento ambientalista no Brasil e referência no mundo. O trabalho e proposta da Fundação Gaia será apresentado dia 11, quando Lara Lutzenberger acolhe os visitantes no Rincao Gaia, espaço onde funciona a sede rural e social da Fundação, onde os projetos de educação ambiental e da agricultura regenerativa, podem ser vistos na prática, além do conhecimento e legado de Lutzenberger.
No dia 12, o trajeto continua em Picada Café (interior do RS) com a visita ao Integria, um Centro de aprendizado vivencial para o desenvolvimento saudável e sustentável do ser humano, inspirado na permacultura (www.integria.com.br) e nos valores da psicologia humanista e transpessoal, gerido pelo simpático casal Esteban e Maria Alice Papanicolau.
A estadia no Estado encerra com a visita à ARCOO, uma proposta de Ecovila urbana na zona sul de Porto Alegre que trabalha com os princípios da solidariedade econômica, física e
cultural para viabilizar o projeto. O projeto conta com 28 unidades habitacionais, projetadas e construídas com técnicas de baixo impacto e bio-construção, integradas a paisagem através de
conceitos de permacultura, além de estarem preparadas para acolher diferentes formas de energia alternativa. O espaço também demonstra como conciliar espaços de mata nativa com
um assentamento humano. (www.arcoo.com.br).

Site dá apoio a capacitação Dando sequencia a capacitação 2006, o terceiro módulo, Dimenção
Economica conta com a presença de Ross Jackson, May East, e convidados.
http://www.gaiabrasil.net/
Criado pela própria turma, o site tem como objetivo apoiar seus projetos e informar sobre a Educação Gaia e outras iniciativas no mundo
A Educação Gaia Brasil ganhou recentemente um aliado virtual. O site www.gaiabrasil.net, idealizado e atualizado por Marcus Colacino, além de conter informações sobre os seminários do Gaia Education, que estão acontecendo em São Paulo ao longo deste ano, possuí conteúdo informativo e interativo voltado a área sociombiental.
Os internautas que acessarem a página encontrarão agenda com descrição, local e data de eventos programados em todo o país, fotos dos seminários do Gaia Education e reportagens copiladas diariamente de diversos meios de comunicação relacionadas ao meio ambiente.
Aos que desejam interagir basta clicar no link Círculo do Diálogo para postar dúvidas, dicas e deixar comentários. Além disso, o site disponibiliza aos usuários links subdivididos por temas, como agricultura, ecologia, permacultura, saúde integral, ecoturismo, artesanato, bioconstrução, ecovilas e sustentabilidade.
Além do site a Primeira turma do Brasil 101 pessoas, se mobilisa na criação de outros projetos, como aprofundamento em danças circulares que será dado na umapaz as terças feiras, fascilitados pela Paulina.

http://www.gaiabrasil.net/


Shaw visita um dos possiveis locais que será transformado no Núcleo Urbano da Ecovila São Paulo. A Ecovila terá mais dois núcleos, um rural, onde serão produzidos alimentos, outro natural, uma reserva e o urbano,com 3 setores que desenvolverão atividades na área educacional, comercial, serviços e habitações, Michael também avaliou as possibilidades do rio
e outras características do ambiente.
. Mais informações no site:
http://br.geocities.com/ecovilasp/


Dowload InfoGaia2 em PDF Click aqui

No comments: