Friday, October 27, 2006

InfoGaia 1 - Módulo Social - Umapaz 2006


Dowload Verção em Portugues - PDF - no Site


Projeto Educação Gaia no Brasil uma parceria Gaia Education, Umapaz, Ecobairro e Ecovila São Paulo

Educação Gaia chega ao Brasil para capacitar multiplicadores em sustentabilidade Urbana
Da esquerda Para direita, Paulo Santos (EcoBairro), May East (Gaia Education), Eduardo Jorge (Umapaz), Marcelo Todescan(Ecovila São Paulo), assinam acordo para capacitação 2006 no Brasil.
A educação foi o tema escolhido pela ONU para envolver a todos na busca por uma sociedade sustentável. Para isso, a partir deste ano até 2014, todos os países que assinaram o compromisso com as Metas do Milênio procuram seguir uma
série de iniciativas estimuladas pelas Nações Unidas para combater a pobreza e promover o desenvolvimento sustentável.
O Brasil, e os outros países comprometidos com essas metas, deverão criar políticas para garantir um mundo mais digno e com melhor qualidade de vida para as próximas gerações.
Nesse sentido, durante o ano de 2006, o Brasil realiza o Curso de Capacitação em Educação Gaia a ser ministrado na Universidade Aberta do Meio Ambiente e da Cultura de Paz (UMAPAZ) – com sede no Parque do Ibirapuera, em São Paulo, SP. A UMAPAZ, em total convergência com os esforços da ONU para o inicio do milênio, constitui uma iniciativa
pioneira que visa integrar as questões ambientais com a cultura de Paz.
A vinda da Educação Gaia para o Brasil é o resultado de uma ação conjunta entre a Secretaria do Verde e Meio Ambiente da Prefeitura Municipal de São Paulo – SVMA e dos projetos
Ecovila São Paulo e Ecobairro.
O curso, disposto em 20 módulos, pretende abordar temas relativos à dimensão Social, Ecológica, Econômica e Visão de Mundo com isso, os participantes terão a oportunidade de viver de modo interativo, os múltiplos aspectos da sustentabilidade.
Segundo May East, diretora de Relações Internacionais entre a ONU e a Fundação Findhorn e a GEN (Global Ecovillage Network), que trabalha internacionalmente com o movimento global de Ecovilas, mudar o modo de pensar e agir é o passo mais importante para garantir um mundo habitável para as gerações futuras. “Qualquer medida que vise agregar
sustentabilidade ao desenvolvimento passa pela educação.
Envolve mudança de paradigma e conduta. Fomos condicionados durante anos a práticas que não condizem com a sustentabilidade”, afirma.
“O conhecimento dos princípios que norteiam a Educação Gaia pode constituir um passo importante para que ocorram mudanças de valores. A partir dessa transformação pretendemos
traçar caminhos que tragam soluções efetivas para a sustentabilidade urbana. O desenvolvimento sustentável deve atender às necessidades básicas da população (educação, saúde, alimentação, lazer, etc), distribuindo de forma justa as riquezas existentes e preservando os recursos naturais. Não há desenvolvimento sustentável sem a participação da população”, explica Virginia Gaviolli, educadora sustentável do Ecobairro.
Desenvolvimento sustentável é aquele que assegura às gerações futuras o direito de usufruir as mesmas oportunidades de desenvolvimento das gerações presentes, No Brasil, os Projetos Ecovila São Paulo, Ecobairro e a Umapaz , estão empenhados em cooperar para encontrar soluções de como viabilizar um “estilo de vida” sustentável na cidade de São Paulo.
Além do Brasil, os cursos de capacitação em Educação Gaia serão ministrados em mais 11 centros de demonstração de sustentabilidade no mundo. “A Educação Gaia é um conceito
que promove a troca de experiências, a aquisição de conhecimento para um comprometimento mais justo com o planeta. O conteúdo do curso será o mesmo nos 10 centros, no seguintes
países Israel, Alemanha, Austrália, México, Escócia, Áustria, Portugal e Brasil. Esperamos que a partir do conhecimento adquirido as pessoas possam fazer um novo redesenho dos nossos mundos”, explica May East.
O currículo da Educação Gaia foi elaborado pelo consórcio internacional de educadores, GEESE - Global Ecovillage Educators for a Sustainable Earth – uma rede mundial que reúne
cerca de 15 mil ecovilas.Este currículo tem endosso intelectual da UNITAR – United Nations Institute for Training and Research – além de ser uma contribuição oficial ao UNDESD - Década Internacional de Educação para o Desenvolvimento Sustentável da ONU 2005/2014.

Da esquerda Para direita, Paulo Santos (EcoBairro),
May East (Gaia Education), Eduardo Jorge (Umapaz),
Marcelo Todescan(Ecovila São Paulo), assinam
acordo para capacitação 2006 no Brasil.



May East inicia Educação Gaia no Brasil
EDUCAÇÃO GAIA BRASIL COMEÇA COM CICLO DE PALESTRAS MINISTRADOS
POR MAY EAST

Entre os dias 15 e 22 de abril, a educadora May East esteve no Brasil lançando o projeto de Educação Gaia, que visa trabalhar a conscientização de uma sociedade sustentável. Os 101 participantes do primeiro módulo tiveram a oportunidade de trabalhar com temas como diversidade, habilidades para comunicação, tomada de decisão entre outros. O curso de capacitação Gaia na Universidade Aberta do Meio Ambiente e da Cultura de Paz (UMAPaz), no Parque do Ibirapuera, em São Paulo é uma iniciativa da Secretaria do Verde e do Meio Ambiente da Prefeitura Municipal de São Paulo, do grupo Ecobairro e Ecovilasp.
O projeto está inserido dentro do cronograma de ações previstos pela ONU para alcançar as Metas do Milênio. - uma série de metas estipuladas pelas Nações Unidas para combater a pobreza e estimular o desenvolvimento, e que precisam ser alcançadas pelos países signatários, entre eles o Brasil, até 2015 - a fim de garantir um mundo mais digno e com qualidade de vida para as próximas gerações.




101 Pessoas iniciam Capacitação 2006

Turma 101 - Capacitação Gaia Education Brasil - Umapaz 2006



Comunicação não Violenta Dominic Barter
www.cnvbrasil.org

Um dos pontos altos do curso aconteceu na noite de 4° feira (19/04) com a participação de Dominic Barter, coordenador do projeto de língua portuguesa do centro de comunicação não violenta.
Dominic começou a palestra sobre comunicação não violenta com um exercício sobre princípios e valores, o qual possibilitou aos participantes refletir sobre o tema e gerar muitas discussões positivas.
O módulo tambem foi enrriquecido com a presença de Jorge Mello e Marly Pedra, que deram sua contribuiçõa na área de saude.
Marge e Nakai contribuiram com sua dança e musica, tornando ainda mais intensa a experiencia proposta para o Modulo Sovial.

Instituto Bacarelli abre o Evento Gaia Education no Brasil

No dia 15 de abril, a Quarteto de Cordas do projeto Orquestra do Amanhã, do Instituto Baccarelli, abriu o curso de capacitação Gaia Education na Universidade Aberta do Meio Ambiente e da Cultura de Paz (UMAPaz), no Parque do Ibirapuera, em São Paulo.
O projeto Gaia trouxe para a sede da UMAPaz 111 pessoas, entre formadores de opinião, diversas empresas e organizações mundiais que lutam pela preservação ambiental e que buscam capacitação em sustentabilidade Com obras eruditas como Jesus Alegria dos homens, de Sebastian Bach, e também populares, como Pela luz dos olhos teus, de Vinicius de Moraes e Eu sei que vou te amar, de Tom Jobim e Vinicius de Moraes surpreenderam os participantes do evento.

Dowload Verção em Portugues - PDF - no Site

No comments: